História

“Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura.
Revista-a de ouro puro, por dentro e por fora, e faça uma moldura de ouro ao seu redor.
Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro.
Depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro
e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada.
As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas.
Então coloque dentro da arca as tábuas da aliança que lhe darei.”
Êxodo 25:10-16

A-arca-da-aliançaO que mais chama a nossa atenção, é que esta arca citada em Êxodo capitulo 25, é que a pedido de Deus fora construída da madeira da acácia, tanto a arca quanto os varais de madeira que serviam de transporte para arca eram ambas de acácia.
Esta particularidade de Deus, chamada “madeira de acácia”; chama-nos atenção por um simples motivo, com tanta madeira nobre e de lei, porque Deus escolhera justamente a madeira de acácia, um arbusto feio, espinhoso, e insignificante, e que crescia nos lugares mais áridos do deserto, para guardar o seu TESTEMUNHO dentro dela?
Aquela madeira, aos olhos humanos (naquela época), não servia para nada, era desprezada pelos homens, mas para Deus, era de fundamental importância, que a Arca da Aliança fosse feita com a madeira de acácia.
Por ser uma planta capaz de sobreviver nos lugares mais secos e áridos do deserto, Deus, sabia que a acácia era muito mais resistente do que todas as outras plantas encontradas naquela região; a acácia era uma madeira dura, resistente, uma madeira que suportava as situações adversas muito mais que as outras plantas.
Deus sabia que a Arca da Aliança andaria por quarenta anos no meio de um deserto, e que esta arca, enfrentaria tempestades de areia, enfrentaria o Sol quente do dia e o frio noturno do deserto.
Sabia que depois destes quarenta anos, a arca enfrentaria mais algumas centenas de anos, indo de um lugar para outro, enfrentaria guerras.
Enfim, Deus sabia que se essa arca fosse construída por uma madeira qualquer, fina e bonita, de nome como a de pinos, não aguentaria, não resistiria às provas como a acácia.
Na vida, para cumprir determinadas funções, Deus não escolhe como os homens escolhem (finos e nobres); DEUS ESCOLHE HOMENS FEITOS A MADEIRA DE ACÁCIA, homens resistentes às tempestades da vida, que não se envergam tão facilmente na adversidade, homens desprovidos de boa aparência, mas, homens de um espírito voluntário e de um coração valente e corajoso.
Muitos são os homens, que se apresentam aos demais, como se fossem madeiras de lei, madeira nobre.
Porém Jesus há de dizer: “Mas ai de vós fariseus! Porque dais o dizimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer essas coisas sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.” Lucas 11:42,43

Para guardar o TESTEMUNHO DO SENHOR, apenas aparência, beleza exterior, boa reputação, um nome familiar de respeito, uma função ou cargo superior, nada disso tem valor diante de Deus. Para guardar o seu TESTEMUNHO, o homem tem de ser forte e resistente, espinhosa, cheia de nós como a madeira de acácia.

Naquela época o Senhor escolheu a madeira de acácia para guardar seus mandamentos, mas hoje Ele nos escolheu. Não diga que o Senhor escolheu a pessoa errada, não diga pra Deus escolher outra pessoa, uma pessoa sem espinhos, sem nós, sem dificuldades; não diga isto, porque é de pessoas assim como você é, que Deus quer!

“Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.
Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”
1 Coríntios 1:25-29

Ser cristão, guardar o TESTEMUNHO do Senhor, não é tarefa para qualquer um; suportar os ataques do diabo e seus demônios no deserto da vida, não é tarefa fácil; pra ser cristão devemos ser fortes, resistentes e revestidos do poder de Deus, assim como a madeira foi revestida pelo ouro.
“Porque muitos são chamados, mas poucos, os escolhidos”. Mateus 22:14
Muitas árvores existiam naquela época, mas a árvore escolhida para guardar o TESTEMUNHO do Senhor foi à acácia. Muitos são os homens que hoje são chamados para guardar o TESTEMUNHO do Senhor, mas poucos são os escolhidos, porque poucos são aqueles que perseveram na fé até o fim, poucos os que aguentam firmes na fé como uma madeira de acácia.
Deus transformou aquela madeira cheia de espinhos e de nós, numa arca  revestida de ouro; este processo de transformação foi feito pelas mãos de um artesão.
Deus vai transformar a sua vida cheia de espinhos, num ramo florido e com frutos, e este processo de transformação, será feito pelo Espírito Santo com a Palavra de Deus, que é Jesus.

Igreja Ass. de Deus Min. Acácia - Logo -COREL